Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010


HOMENAGEM ESPECIAL


DEDICO ESTE MEU LIVRO, EM NOME DE TODOS OS MEUS AMIGOS,
À MEU MAIOR E MELHOR “AMIGO”; O QUE TUDO SABE, O QUE TUDO CONHECE, O QUE TUDO PODE E ESTÁ A TODO INSTANTE A MEU LADO,`MEU AMIGO DEUS!



HOMENAGEM


AOS MEUS QUERIDOS PAIS! JOEL E AVANI, A VOCÊS, QUE COMPARTIRAM OS MEUS IDEAIS, ALIMENTARAM A MINHA FOME DE VENCER E CONQUISTAR; ESTE SONHO QUE ORA REALIZA-SE. DEDICO A NOSSA CONQUISTA! COM A MAIS PROFUNDA ADMIRAÇÃO E RESPEITO, POR VOCÊS, POIS TAMBÉM SÃO PARTE DESTE TRABALHO CONCRETIZADO COM MUITO AMOR E HUMILDADE.



HOMENAGEM


À JACQUELINE & LUCIANO POSSETTE
VOCÊS QUE DERAM-ME AS MÃOS E ENSINARAM-ME A TER ESPERANÇA NOS DESÍGNIOS HUMANOS, ATRAVÉS DE UM IDEAL, OUTRORA ALMEJADO.



HOMENAGEM


AO AMIGO JURACI MOREIRA!
QUE A AMIZADE FORJADA NOS DESENCONTROS DO CAMINHO DESTA VIDA; SEJA A LUZ PARA NOSSOS CAMINHOS ENCONTRADOS, AGORA JUNTOS NESTE TRABALHO.



*******


PREFÁCIO



A JM Editora publica uma antologia de poemas amorosos de Jeferson Francisco Venturato, cujo título é “Nosso Segredo”. Quem nunca leu nada de sua obra talvez devesse começar por aqui. Não retrata apenas o sobrevôo de uma escrita poética por sobre quase 10 anos. É também um livro que toma o leitor de vez, desde a primeira página, desde o primeiro verso, pela força lírica, e ensina, pouco a pouco, contradições simultâneas, desajustes e medos, júbilos e melancolias. O amor está presente. Parece além dos impulso sentimentais e conduz à fraternidade com um mundo no qual a natureza e afetos se fundem. A intimidade efêmera do gozo, a visão de alguém desaparecendo por trás dos dias, a fragilidade do corpo desgastado, oferecem à transcendência amorosa um irmão feroz: o tempo. Responsável pela transformação do sol/chuva; uva/vinho; horas longas/breves momentos. São combates tensos entre o eterno, o imóvel, o instante.
O poeta jacarezinhense, nesta obra, cumpre bem a sua sina, num trabalho sério, autêntico e persistente, e, é nos “Tropeços da Vida” que acata a sua missão quando diz: “tropecei em uma pedra/Que cruzou em meu caminho/ Não foi tão grande a queda/Quanto foi a minha vergonha/Ergui a cabeça...”

Eloísa Prezutti Ribeiro

*******


APRESENTANDO JEFERSON



Sendo a poesia a nobreza da literatura; faz o poeta o milagre de transformar a vida em versos que nos dão o valor exato dos momentos vivenciados.
O Dom de poetar, com que o criador presenteou a alguns poucos, é onde encontrei “Jeferson Francisco Venturato”, que consegue nos brindar com belezas e verdades – de sua vida, seu íntimo e principalmente de seus sentimentos. Em sua história de vida, que aqui é apresentada só me permito acrescentar que Jeferson é reconhecido há algum tempo; vencedor de vários concursos literários e, notem bem, desde muito jovem usava a poesia para transmitir belezas e encantos.
Jeferson nasceu em 20/07/1968, natural de Carapicuíba, São Paulo, reside atualmente em Curitiba, Paraná, Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho, município paranaense.
Jeferson F. Venturato artista ativo premiado em muitos concursos poéticos de várias entidades literárias nacionais e internacionais; reconhecido em grande estilo, conquistou medalhas e menções honrosas.
A bagagem literária do poeta é tão longa quanto substanciosa. Participa de várias publicações em livros, jornais, revistas e antologias por todo país.
Considerado uma das maiores revelações da poesia paranaense e brasileira; eis, o nobre poeta, dono de um estilo livre e moderno, expressando-se quase sempre com mensagens de amor.
Se agora conhecemos Jeferson F. Venturato é sem dúvida, que com maior e melhor orgulho tirar dele; deixo claro meus cumprimentos e fica sempre reverenciado um poeta... Poeta do nosso tempo...”Grande Poeta”! .


José Arantes Bruno.

*******



Nenhum comentário:

Postar um comentário